quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Neurosidade carnavalesca


"Ó abre-alas que eu quero passar.

Eu sou da Lira e não posso negar,

Rosas de Ouro é quem vai ganhar"

- Chiquinha Gonzaga



... E ganhou! A Rosas nesse ano relembrou o doce sabor de um campeonato, que não sentia há 16 anos. Doce como o chocolate, tema de seu carnaval.


Carnaval de lado (por um instante) preciso explicar o que me leva criar este espaço e justificar o nome. "Neurosidade": mistura de 'neurônio' e 'criatividade'. É assim que é minha mente. Neurônimos que não param um minuto de falar, falar e falar e criar! Tenho tanta ideia que não faço 1/3 do que imagino. Talvez por que eu sonhe muito alto com coisas impossíveis e dê pouco valor ás conquistas que já tive. E os neurônimos falam tanto que eu comecei a escrever em um caderno, mas têm coisas que escrevi que, francamente, não são ruins e eu gostaria de expôr pra quem quiser ler. Por isso o blog... Explicado o básico vamos ao que ME interessa.

O melhor momento de uma vida, pra mim, se dá entre Natal e Carnaval. Temos aí três festas lindas e emocionantes. A última confesso que sou um fã de carteirinha. Um louco que compra os CDs, decora os sambas do RJ e SP e vira as quatro noites vendo em frente da TV os desfiles, dando notas e sambando. Mas como diz o samba da União da Ilha desse ano, que contava a história do famoso Dom Quixote de la Mancha: "Quem é que não tem uma louca ilusão e um Quixote no seu coração?" Torço pra todas, mas meu coração acelera quando vejo o Vai-Vai ensaindo na rua embaixo de chuva e o Salgueiro tremulando suas bandeiras naquela quadra sensacional. Tem gente que fala que samba não leva à nada. Eu gosto de carnaval justamente pela sua questão cultural. Em 2008 o Vai-Vai falou sobre educação musical se inspirando no maestro Sílvio Baccareli. Não sabe quem é? Pois as pessoas da comunidade do Bexiga - a borda da sociedade - sabem! E elas conheceram essa personalidade a partir desse enredo. O Salgueiro, nesse ano, levou para a Sapucaí as histórias! Desde os monges copiadores até os livros espirituais foram mostrados em formas de fantasias e alegorias. E não fica só nisso... Quantas e quantas vezes, ainda na escola, eu ensinava história para colegas usando sambas de enredo para exemplificar. Carnaval é cultura! Existem coisas ruins nele, sem dúvidas, mas é o que caracteriza nosso povo. É uma identidade generalizada que ganhamos do mundo, querendo ou não. E o mais legal é que essa identidade já apresentou á todos outras identidades nacionais, como o forró, a toada, a catira, o sertanejo... Seria o samba o pai das outras identidades musicais? Isso seria uma questão que daria horas de prosa envolvendo teóricos e questões históricas que pra esse horário não rola... Últimos comentários sobre o carnaval 2010: SP caiu na qualidade de desfiles por causa das chuvas, RJ teve umas inovações bacanas (a comissão de frente da U. da Tijuca dispensa comentários) e nas duas cidades foi extinta a ideia de que "no primeiro dia são as escolas mais fracas". Tanto a Rosas como a U. da Tijuca desfilaram nos primeiros dias.

Esqueci de falar!! Fiquei aí defendendo o carnaval e não falei o que virá por aqui. Sinceramente eu não sei bem ao certo. Sou muito eclético, mas eclético mesmo e não como essas pessoas que falam "Sou eclético, mas, não ouço Calypso". Portanto, de tudo terá um pouco; teatro, TV, rádio, livro, exposição, vídeos, pessoas, minha vida... Como estamos saindo do carnaval, comentei sobre o carnaval. Mas futuramente pretendo escrever sobre aquilo que me estimula a pensar, a viver... "E carnaval te faz pensar em quê?" Na felicidade de pessoas que vivem de e para o carnaval, na inveja dos outros países que tentam fazer um carnaval igual ao nosso (procurem no UOL as fotos do carnaval do Uruguai ;D ), nas aulas de Estudos Culturais e até no Bakhtin!


Bom, as alas foram abertas e a comissão de frente passou. Que venha o resto da escola. "'Vambora' minha escola a hora é essa!" O NEUROSIDADE está no ar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário