segunda-feira, 15 de março de 2010

O Passarinho da Reclamação


Que o Twitter é a rede social mais usada nos últimos tempos - ficando atrás apenas do Facebook em número de usuários - e é a grande febre do momento, todo mundo já sabe. A sua simplicidade no manuseio fez sua população triplicar entre fevereiro (10 milhões) e abril (32 milhões) de 2009. Hoje esse número se aproxima dos 75 milhões usuários ativos, sendo que a cada mês 6,2 milhões se juntam á essa grande comunidade virtual.

O grande atrativo do site foi a aproximação com os artistas. Lembro-me que, aqui no Brasil, dezenas de amigos passaram a acessar o site depois que a Oprah (@Oprah) impediu que uma mulher se suicidasse. Os artistas adoraram a invenção. Você pode seguir qualquer celebridade e acompanhar sua rotina, seus pensamentos... Ah! E depois com os sites integrados ao Twitter em que você pode ligar a sua web e colocar fotos, então? Aí sim os fãs passaram a se sentir mais próximos de seus artistas prediletos. Eu mesmo quando entrei no site do tal passarinho azul, fui logo seguir Ivete Sangalo (@ivetesangalo). Se os fãs estavam próximos dos artistas, então as marcas, e eles mesmos, passaram á utilizar o Twitter como um instrumento de publicidade e promoção. Preta Gil (@pretamaria) nessa semana está fazendo uma promoção via twitter de um celular da Motorola. Trata-se de uma campanha em que Preta, Bruno Gagliasso (@Bgagliasso) e Pedro Neschling (@pedroneschling) irão receber tweets com o hashtag #riomotoblur dizendo o porquê do usuário merecer passar algumas horas com ele num encontro inesquecível e ainda ganhar um Motorola Dext. Isso é só um exemplo de como as empresas e os artistas tem aproveitado essa proximidade com seus fãs. Outro exemplo mais rápido é a escolha de três pessoas para assistir uma sessão do stand-up do Marco Luque (@marcoluque).

Algumas vezes o Twitter serve também como canal para brigas. Já vimos Marcelo Tás (@marcelotas) se desentendendo com Luciano Huck (@huckluciano), com o colunista da revista Veja, Diogo Mainard (@diofomainardi), Lily Allen (@lilyroseallen) e o blogueiro Perez Hilton (@perezhilton), e muitos outros. O último á comprar uma briga, não direta com um único tuiteiro, mas com centenas deles foi o integrante do CQC Danilo Gentili (@DaniloGentili). No dia 8 de março, além de ser o dia Internacional das Mulheres, era dia que marcava a volta da apresentadora Hebe que acabara de sair do tratamento contra um câncer. Seu comentário foi “Assistam! O SBT está reprisando agora ‘O Retorno da Múmia’ ”. A repercussão foi instantânea. Diversos artistas se manifestaram contra sua expressão, e logo em seguida os seguidores dos artistas se manifestaram também contra ele. É uma rede. A total liberdade de expressão está apenas na nossa mente. A Internet é pública: fala o que quer, lê o que não quer.

Mas, HOJE, o Twitter, para mim, ganhou um outro significado. Uma forma de reclamação. Alguns prédios das regiões da Pompéia e das Perdizes ficaram sem luz. O meu ficou 27h sem energia elétrica. A Eletropaulo estava incomunicável e quando se ligava na ouvidoria ouvia-se uma gravação “Ligue no próximo dia útil”. “Esse é o Brasil...” Foi o que ouvi meu pai dizer. Não tinha o que fazer. De manhã fui para faculdade e aproveitei a energia e a rede para entrar no bom Twitter para contar tudo o que estava acontecendo. Eis que alguém leu meus lamentos e desabafos e criou um twitter chamado: @cadeaminhaluz. Um twitter de reclamações contra o descaso e o mau atendimento da Eletropaulo. Eu dei uma olhada e vi que existem twitters da Sabesp, do Estado de São Paulo, do prefeito Kassab, do governador José Serra... Apesar desse twitter de reclamação ter sido criado, a Eletropaulo só foi até o meu prédio quando a Rádio Jovem Pan, contata pela sindica do condomínio, denunciou sua falta de atenção conosco. Mais tarde a Record e a Globo mostraram que o problema estava presente em dois bairros. Algumas horas depois tudo estava normalizado. Bastou a mídia cair matando, que os técnicos apareceram no poste em frente de casa. Mas, a internet não é uma mídia? As redes sociais não são parte da mídia? O Twitter não é mídia?


Se a moda de twitters de reclamação pegar, garanto que denunciar coisas do gênero que contei será tão eficiente quanto a televisão e o rádio. O Passarinho Azul tem cara de bonzinho, mas se de vez em quando ele ficasse bravinho seria bom, não?

(Dados retirados do RJMetrics)

Um comentário:

  1. Excelente post ! Espero realmente que as empresas respeitassem mais seus clientes. Antes que fosse preciso recorrer ao twitter né ? Mas vamos que vamos que também sou um apaixonado pelo passarinho azul hehehe Meu twitter é @idegasperi.

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