sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SHANGHAI: UMA CIDADE CONFUSA

Imagine um templo budista construído á séculos. Um lugar bonito, com arquitetura preservada e pinturas restauradas; um lugar que desse calma e tranqüilidade. Agora imagine esse templo cercado por mega prédios futuristas, localizado em uma ruela e de lá de dentro a única coisa que se ouve são as buzinas e as pessoas na rua. Essa é Shanghai: um lugar onde o tradicional e o novo estão misturados de forma tão impactante que não se sabe mais o que é, de fato, da cultura chinesa.


Shanghai é a principal cidade da China. Possui o maior numero de habitantes, o maior número de carros e é a principal economia dentro do país – uma São Paulo chinesa. Há dezenas de conjuntos habitacionais, parecidos aos que o Maluf mandou construir em São Paulo, em frente á condomínios de alto luxo, com uma arquitetura arrojada. O cenário choca, mas ao mesmo tempo encanta. Há três passeios que tornam essa cidade uma parada obrigatória á quem vai á China:
TEMPLO BUDA DE JADE
Esse é o templo que descrevi no começo do post. A localização é péssima e ainda que façamos esforço para se desligar do mundo lá fora, é um passei muito bom. Os visitantes podem comprar incenso (cada um com significado) e queimar em frente ao templo em incensários enormes. Além disso pode-se pedir para os monges fazerem orações por você (mediante um pagamento, é claro) e ver de perto a escultura de um Buda de Jade.
Fachada do Templo com incensários

Monges fazendo preces para uma família chinesa



SWFC OBSERVATORY
No maior edifício da região de Pudong, em Shanghai, você pode ter uma vista panorâmica de toda a cidade á mais de 430 metros de altura. O equivalente á cem andares! Á noite todas as luzes de Shanghai dão vida á metrópole e é o melhor horário para se tirar boas fotos.
http://www.swfc-observatory.com/en/

Prédio SWFC




JARDIM DA FELICIDADE
Fica no centro histórico de Shanghai. É o lugar mais caótico que há na cidade. A mega construção foi inundada por lojas e restaurantes de fast food; as praças possuem palcos e apresentações de cantores de música típica. Dentro do Jardim o caos não é muito menor, mas o cenário é bonito.


Em meio ao caos, o centro histórico de Shanghai

O Jardim da Felicidade



Um dos mega shoppings da metrópole
Shanghai é uma metrópole como muitas por aí, mas com um toque chinês de mega população e confusão. Ainda assim, é um lugar que proporciona uma experiência única do que talvez venha a ser a nova identidade da China.

Vem por aí o último post da série NEUROSIDADE NA CHINA:
> EXPO SHANGHAI: PAVILHÃO BRASILEIRO NÃO FICA A DESEJAR NA MAIOR FEIRA DO MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário