terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NEUROSIDADE VISITA OS ESTÚDIOS DA WARNER BROS

Quem não quer conhecer a fábrica de histórias, tanto do cinema como da televisão, que ficam aos redores da famosa caixa d’água com o símbolo da Warner Bros? Na entrada do prédio duas esculturas douradas, uma do Pernalonga e outra do Patolino, nos recebem. Lá dentro um vídeo que mostra as produções históricas dos estúdios Warner e a promessa de que em poucos minutos você verá os lugares onde são filmados Pretty Little Liars, Chuck, Two and a Half Men, The Big Bang Theory e onde foram filmados Gimore Girl, Homem Aranha, Friends, E.R, Máscara e muitos outros filmes e séries.



É em um trenzinho, em uma turma de 15 pessoas, que entramos na cidade cinematográfica. Réplicas de prédios, avenidas e casas. Tudo é rodado naquela cidade e mal percebemos. O guia diz que é muito difícil isso acontecer, pois geralmente alguns detalhes são alterados para que ninguém note que um dia o integrante de Friends correu pela mesma rua que o Máscara.


Prdio em que, no filme, o Mascara pula.



Nessa construcao ao fundo foi filmado a cena do beijo do Homem Aranha de ponta cabeça. O guia contou que vedaram o nariz do ator com silicone e depois gravaram a fala em estudio, pois, por causa da água caindo ele nao conseguia dar o texto perfeitamente.

As escadas sao protegidas com carpetes. Depois na edicao de som é colocado
o efeito do sapato subindo ou descendo os degraus.







Esse posto nao e cenário. Ele fica entre os estudios e antes de fazerem
externas os caminhões sao abastecidos ai mesmo.
Visitar a cidade cinematográfica é bem legal, principalmente para quem gosta de saber como são os bastidores de mega produções, como as que a Warner faz. Mas o mais interessante é que existe uma parceria entre os estúdios que alugam seus espaços para produções que não sejam a deles. Isto é, a Disney pode filmar uma cena na Warner, assim como a Warner pode filmar algo nos estúdios da Universal. Prova disso foi um carro da Paramount que encontrei estacionado em frente a uma marcenaria.


Andamos entre os hangares de estúdios. Aqueles que aparecem antes de começar o filme. Peguei uma foto no Google parecida com a cena, só para eu me fazer mais claro:


De repente, o guia para (não acredito que o verbo parar perdeu o acento) o trenzinho e diz que vamos entrar em um estúdio, MAS é proibido tirar foto e para se certificar que nenhum espertinho sabotaria a ordem (que seria o meu caso) ele abriu um dos assentos do veículo e fez todos guardarem as câmeras. Sinto muito, leitores. Não tenho fotos de dentro dos estúdios. Mas posso contar um pouco do que vi.
 O primeiro a ser visitado foi o de Pretty Little Liars. Andamos pelo colégio e entramos na sala de aula. É um capricho na produção que somente que viu pode dizer. Se você não olhar para o teto, você não diria que você está em um cenário. Até mesmo o pátio do colégio é fascinante, pois ele é feito dentro do estúdio. Ninguém percebe, pois a iluminação usada possui um tecido, que não sei ao certo qual é, que filtra o excesso de luz e dá o tom certo para parecer que está um dia de sol. Nada de ficar dependendo do tempo e juntar todo aquele equipamento para ir ás ruas gravar uma cena. Lá dentro eles conseguem o mesmo efeito e ganham tempo. Aliás, segundo o guia, eles levam nove dias para gravar o equivalente á, aproximadamente, uma hora. Haja trabalho!
Depois entramos no estúdio de Chuck, uma série exibida no SBT. No estúdio em que entramos vimos a loja em que Chuck trabalha, a Buy More. Um estúdio inteiro dedicado áquele cenário específico. Uma loja de proporções reais com produtos reais. As empresas pagam para terem seus produtos expostos naquelas prateleiras, e por conta disso existem câmeras espalhadas pelo ambiente para que certifiquem-se de que nenhum produto será trocado de lugar. Quem nos recebeu lá foi Delaney Rose Stein, a mulher que dublou a voz da menina Rapunzel, no filme da Disney, Enrolados. Engraçado, uma mulher que trabalha na Warner, fã de Chuck e dubladora de uma animação da Disney.
Museus. Tivemos duas paradas para visitar um de carros usados em filmes e outro para ver de perto os figurinos de grandes produções. O primeiro podia tirar foto, mas no segundo, adivinhem... Não podia. No entanto, ressalto aqui que era espetacular! No primeiro andar havia roupas de Sparta, Batman, AI, Agente 86, Eu Sou a Lenda, Onde Vivem os Monstros e um andar inteiro dedicado á saga Harry Potter. Tudo o que você imagina tinha; desde roupas e varinhas até mini-cenários como a lareira expelindo as cartas de Hogwarts do primeiro filme. O mais divertido é o chapéu seletor: Você passa pelo mesmo ritual que os novos alunos da escola de bruxos. Senta-se num banquinho, uma senhora coloca o chapéu e ele decide á qual casa você pertence! Comigo ele disse “Hum, mais um Weasley... Grifinória!” Ao contrário do que alguns acreditam, não são todos que caem nessa casa. Ele encaminhou alguns companheiros de viagem para Sonserina e Lufa-Lufa.








O que todos queriam mesmo era ver o que sobrou de Friends. Sem dúvidas essa foi a série de maior sucesso da Warner.

Todos da excursão conheciam e diziam-se fãs do seriado. Estacionamos perto de um estúdio, descemos e ao lado da marcenaria havia uma portinha. O guia avisou “Olha, faz parte do tour, mas vamos entrar, sentem-se no sofá, eu tiro as fotos e depois vamos embora”. Era a relíquia do seriado, o cenário do Central Perk. Não preciso dizer nada, os pulinhos da alemã que estava conosco e as fotos bastam para dizer como é legal, e para alguns até emocionante, entrar em um lugar desses.







Naquele dia o elenco de Two and a Half Men estavam ensaiando e o Big Bang Theory gravando. Por sorte encontramos no caminho a atriz Melanie Lynskey que faz o papel de Rose em Two and Half Men. Esatava com seu cachorro no colo, conversando com uma mulher. Acenou, disse oi, mas até eu me tocar quem era, perdi a chance de tirar uma foto. Falha minha, eu sei!
Visitar os estúdios da Warner é algo extraordinário, ainda mais para aqueles que são fãs de séries, trabalham nessa área ou desejam um dia estar ali atrás das câmeras, ou na frente delas, porque não, não é? Em muito breve vou mostrar como foi a visita aos estúdios da Universal. Fiquem ligados!

3 comentários:

  1. eestou até com nó na garganta, é simplesmente MARAVILHOSO!!!!! não vejo a hora de estar lá!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhh eu estou indo essa semana para Los Angeles :) querooo muitooooo fazer esse tour da warner! Esse que você fez é o VIP de 2h e 25min? Eu achei que a ida ao cenário dos friends era parada certa. terei que implorar então? nem que seja de joelhosss!!! hahaha amooo. Show adorei o seu descritivo do passei! bjo pri

    ResponderExcluir