segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

THE BEATLES LOVE - CIRQUE DU SOLEIL: SEM PALAVRAS, MAS COM UM POST

Eu não conhecia os Beatles. Sou muito franco, só conhecia as músicas Hey Jude, Help... Só as mais famosas (se é que se pode dizer que só algumas são famosas). No entanto, depois que assisti o espetáculo do Cirque Du Soleil, The Beatles LOVE, eu passei a ser mais um, entre a legião de fãs.

The Beatles LOVE é considerado pelo NY Times o melhor espetáculo da companhia circense Cirque Du Soleil . O seu documentário, All Together Now, ganhou o Grammy em 2009 na categoria de Melhor Vídeo Musical.
O show é fixo. Fica em Las Vegas, no hotel The Mirage. O clima britânico prevalece desde a entrada onde homens vestidos de guarda real pegam os ingressos, e depois mulheres vestidas de policiais encaminha o público até os seus assentos.
É uma arena dividida em 4 cortinas. Pensei ironicamente “Que legal, não vou ver nada!” Mas estava enganado. Nas cortinas são exibidas imagens dos Beatles, cada integrante em uma. E elas só ficam lá em certos momentos. Telões revestem a arena e constantemente passam imagens, fotos e montagens que enriquecem as cenas do palco. A passagem do período pós-guerra para a explosão da onda “Faça amor, não faça guerra” é mostrada logo no início fazendo as cores acinzentadas e escuras explodirem em cores e som da melhor qualidade.
A trilha sonora não é interpretada por covers. São as gravações originais de 22 músicas que passaram por um processo de remasterização para a melhoria na qualidade do som e para que correspondesse ao conceito proposto pelo espetáculo. Tudo sob a orientação de George Martin, o antigo produtor dos Beatles.
Cada canção ganhou uma interpretação e um resultado artístico que traz o Sargent Pepers, a Rainha da Inglaterra, o Doctor Roberts (eu não sabia, mas esse seria o responsável por apresentar as drogas aos Beatles) e personagens tradicionais da Inglaterra. Abaixo segue um teaser do show:


O ponto alto do show não poderia ser outro se não na música Hey Jude. Todo o público se emociona com a cena e segue cantando “La la lalala.. Hey Jude!” enquanto bate palmas no ritmo. Se alguém duvida que Os Beatles ainda seja um fenômeno mundial, então precisa ver, ao menos, esse trecho do espetáculo.
Fico sem palavras para descrevê-lo! Poderia usar vários adjetivos batidos e clichês, mas não consigo. É algo surreal, o que vi. Saí de lá e fui direto comprar o CD e o DVD. As roupas, a coreografia, os mecanismos usados para hipnotizar a platéia por quase 2 horas e a otimização de espaço com os cenários e bailarinos que saiam do chão e despencavam do teto causaram em mim tal efeito que cá tento eu transpor nesse singelo vídeo. Se um dia você tiver a oportunidade de ir até Las Vegas, não deixe de vivenciar essa experiência única! Aproveitem o vídeo:




4 comentários:

  1. EU TE ODEIO!!!!!
    meu sonho é ver esse espetaculo!
    não é justooooooo!!!!!!
    o lado beatlemaniaco da familia fica la na minha casa! :o/

    ResponderExcluir
  2. Hahahaahah
    Se um dia puder, va!
    Realmente vale muito a pena!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe...INVEJA! esse Show ainda não consegui ver...mas sua reportagem ainda abriu mais o apetite. Obg por ter visitado o meu Blog Beatles Forever, gostei muito do seu texto sobre o LOVE. ABraço ABel

    ResponderExcluir
  4. hey, post muuuito legal,
    sou fã dos beatles desde sempre,
    vai aí um site bem legal:
    http://www.beatlestube.net/
    abraço!

    ResponderExcluir