terça-feira, 19 de outubro de 2010

CHINA: UM PAÍS DE EXTREMOS



Brasão localizado na Assembléia Popular da China, na Praça Celestial da Paz.
O NEUROSIDADE, como foi dito no último dia 7, foi á China. Uma experiência única, e quando eu digo única é para levar ao pé da letra mesmo. Nada supera as barreiras culturais e econômicas que existe entre o Brasil e a China. Tudo na China é imenso tanto em construções, monumentos e avenidas quanto no vão confuso que compõe a paisagem das principais cidades (prédios feios rodeados por mega construções com desing futurista e entre tudo isso um templo budista de 900 anos.)

Templo Buda de Jade, localizado no meio do caos de Shanghai.
Dentro dele ouve-se as buzinas da rua.
A China cresce cerca de 10% ao ano; um número muito elevado, mas que é o necessário para que o país se levante da situação que estava. Hoje ainda percebemos na paisagem sinais de como toda a China era: prédios iguais, com pinturas rachadas, sujas e janelas abarrotadas de roupas lavadas e bicicletas penduradas. Junto com essa paisagem agressiva há os tradicionais e históricos edifícios de dinastias passadas que constituem a identidade do povo. Esses dois elementos vistos nas ruas eram o espelho do povo chinês. A partir do momento que a China passa a se abrir para o mundo, ocorre um desenvolvimento brutal na paisagem das cidades que junto com os prédios feios e construções de telhadinhos chineses, entraram torres grandiosas, arquiteturas futuristas, luzes em painéis, letreiros e ornamentos de ruas; entre as bicicletas, carroças, Gols, Pálios e Santanas surgiram Mercedes e BMWs. Dentro de um governo comunista há nitidamente uma diferença social grandiosa. Abaixo seguem algumas fotos que mostram um pouco da extremidade chinesa










 
Em uma década a China cresceu muito e sua evolução veio de forma tão feroz que ela se tornou um pais de extremos: Há ricos e pobres, edifícios milenares e modernos, carros velhos e novos, pessoas que aprenderam a lidar com os ocidentais e pessoas conservadoras... A China está num processo de definição de identidade e isso se reflete na paisagem que com certeza é a primeira coisa que o turista nota ao chegar.

 

Centro histórico de Shanghai rodeado por buzinas e prédios modernos.

Esta, sem dúvidas, foi a observação mais concreta que tive durante a viagem. Nos próximos posts você irá acompanhar outras peculiaridades chinesas com fotos e vídeos. Olha o que vem por aí:

 
> CHINA: UMA PAÍS PARA QUEM TEM ESTÔMAGO
> BEIJING: O SÍMBOLO DA TRADIÇÃO CHINESA
> SHANGHAI: UMA CIDADE CONFUSA
> EXPO SHANGHAI: PAVILHÃO BRASILEIRO NÃO FICA A DESEJAR NA MAIOR FEIRA DO   MUNDO




Fique ligado!

3 comentários: