quinta-feira, 21 de julho de 2011

NOVO PROJETO PARA A TURMA DA MÔNICA: O ENVELHECIMENTO

Quem tem seus vinte e tantos anos provavelmente teve sua infância marcada pela turma da Mônica. Visando novos mercados, em 2008, o criador Mauricio de Souza transformou cada personagem em adolescentes nos traços de mangá. Muita gente ficou chocada, mas vendeu 1,5 milhão nas quatro primeiras edições. Agora, Mauricio decidiu que fará seus personagens crescerem ano após ano.


Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Chico Bento – os principais da Turma da Mônica – possuem cada um 7 anos de idade, e como todo personagem marcante, o tempo não passa. Ele é atemporal. É assim com o Mickey, Gato Felix, Garfield, Snoop… Celebra-se o aniversário de criação, mas os traços dos personagens permanecem os mesmos. São Imortais. Mas com o novo projeto de Maurício de Souza, a Turma da Mônica passará a sentir os efeitos do tempo.

Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo ele disse:

"Será como um folhetim, uma história ininterrupta", diz Sousa. "Tenho planos de montar uma equipe com psicólogos e médicos".

Virão, portanto, os filhos de Mônica, o alistamento do Cebolinha no exército, o primeiro emprego do Cascão e enfim, a morte deles. A prole de cada um dará continuidade à história. Um verdadeiro “Ciclo da Vida” brasileiro – fazendo um link com a saga Rei Leão, da Disney.

Apesar de a Turma da Mônica não passar de uma ficção parece que criamos mais afeto por ela do que o próprio autor. Não queremos que mexa, temos medo que estrague; para muitos, esses personagens representam a própria infância. Por mais que não seja mais consumidor dos gibis, sabemos que ele está ali, no mesmo formato que antigamente. 

No entanto, para Maurício a Turma da Môcia, acima de tudo é um negócio.

85% dos lucros  da empresa de Mauricio de Souza vem das fraldas, com licenciatura de veiculação de imagem e nome da Turma da Mônica. Apenas os 15% restantes vem dos gibis. Todavia, as histórias das revistinhas são publicadas em mais de 50 países e representam 80% do mercado do segmento infantojuvenil.

A resistência virá de várias partes, inclusive dos próprios artistas responsáveis pela revistinha:

"Imagine quando eu anunciar isso no estúdio", diz Sousa. "O pessoal me lixa".

Seja lá como for, nos preparemos para o envelhecimentos dos imortais. Tudo isso começará no final de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário