sexta-feira, 17 de setembro de 2010

BRASIL COMEMORA 60 ANOS DE TELEVISÃO, 60 ANOS DE MONSTROS

Há 60 anos atrás, exatamente no dia 18 de setembro de 1950, às 17h, na Avenida Alfonso Bovero, era inaugurada a PRF3 TV TUPI Difusora de São Paulo. A primeira emissora televisiva do Brasil e da América Latina.

Assis Chateaubriand - dono de revistas, jornais e emissoras de rádio - a partir de um acordo com a emissora norte-americana RCA, financiou a construção da TV Tupi, onde hoje funciona a MTV. O primeiro programa a ir ao ar foi o “TV Na Taba”.


Lia Marques em TV Na Taba

Depois desse pontapé inicial vieram a Rede Record em 1953, TV Excelsior em 59, TV Cultura em 60, Rede Globo em 1965, SBT em 81 e TV Manchete em 1983. Os mesmos profissionais do rádio lançavam-se na aventura de produzir programas televisivos sem conhecimento ou experiência alguma na nova aparelhagem.

Logo  oficiais de lançamento das missoras Globo, Excelsior, SBT, Cultura, Record e Manchete.

A TV Manchete depois de falida, em 1999, tornou-se a Rede TV! A TV Tupi encerrou seus trabalhos em 1980 e a Excelsior, depois de um incêndio que agravou mais suas dividas, fechou em 1970.

OS MONSTROS
Todas essas emissoras, e outras que surgiram mais tarde, lançaram grandes monstros em forma de programas, artistas e profissionais. São inesquecíveis as produções impecáveis de Sítio do Pica-Pau Amarelo, Fábulas Animadas, Falcão Negro, Capitão 7, TV Comédia, o Grande Teatro Tupi, os shows de calouros... E tantas foram as primeiras conquistas: a primeira novela Sua Vida me Pertence, o primeiro jogo de futebol São Paulo Vs Palmeiras, o primeiro programa de humor O Rancho Alegre, o primeiro jornal Imagens do Dia, o primeiro beijo com Vida Alves... Muita história para um único post.

Infelizmente muitos monstros ruins imergiram das profundezas do cafonismo. Márcia Goldschimidt, Nelson Rubens, Daniela Albuquerque, Iris Stefanelli, Netinho, Giane Albertoni e muitos outros que não nasceram para a TV, mas acabaram entrando por contato ou por atributos físicos.

Por outro lado, ao meu ver, a lista de monstros imortais da televisão é infinita. Cassiano Gabus Mendes, Fernanda Montenegro, Arlete Salles, Marco Nanini, Marieta Severo, Sérgio Cardoso, Mazzaropi, João Saad, Roberto Marinho, Chacrinha, Laura Cardoso, Raul Cortez, Lima Duarte, Ronald Golias, Silvio Santos, Chico Anysio, Dercy Gonçalves, Nelson Rodrigues, Cid Moreira, Irene Ravache, Aracy Balabanian... e muitos e muitos outros.


Dercy Golçalves, Cassiano Gabus Mendes, Ronald Golias, Mazzaropi, Raul Cortez, Fernanda Montenegro, João Saad,
Sílvio Santos, Roberto Marinho, Laura Cardoso, Chico Anysio, Sérgio Cardoso e Chacrinha.
 Hoje vemos alguns monstros surgirem, mas prefiro não citá-los, pois somente a história vai comprovar isso(profundo). No entanto, é fato de que gigantes como estes que citei irão se tornar cada vez mais raros.

Escolhi um vídeo de 4 grandes monstros da TV brasileira: Jô Soares, Nair Bello, Lolita Rodrigues e Hebe Camargo. É um momento histórico e hilário; no YouTube é possível encontrar todo programa e rir com as histórias que essas figuras contam. Minha vontade era recortar o trecho final do vídeo em que Lolita canta o Hino da TV Brasileira, o mesmo que ela cantou no dia da inauguração da TV Tupi. Mas como minha edição não foi aceita pelo Blogspot, coloquei o vídeo inteiro. Vale a pena assistir e morrer de rir com elas. Abaixo segue a letra bizarra do hino.




HINO DA TELEVISÃO
Vingou, como tudo vinga
No teu chão, Piratininga,
A cruz que Anchieta plantou:
Pois dir-se-á que ela hoje acena,
Por um altíssima antena
Em que o Cruzeiro pisou.
E te dá um amuleto,
O vermelho, o branco e o preto
Das contas do teu colar.
E te mostra, num espelho
O preto, o branco e o vermelho
Das penas do teu cocar.

 
Que assim continue pelos próximos 60 anos: Que o Brasil cada vez mais tenha acesso á televisão, que muitos outros monstros (bons) surjam e que as emissoras busquem sempre o aprimoramento de produção, programação, profissionais e artistas. Parabéns á todas emissoras, á todos os profissionais e estudantes da área.


Parabéns Televisão Brasileira pelos seus 60 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário