terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 DE SETEMBRO CELEBRA UMA MENTIRA NACIONAL: A POTÊNCIA MILITAR

"Independencia ou morte!”
Antes Dom Pedro I tivesse gritado isso e antes a imagem do quadro O Grito do Ipiranga fosse um retrato da cena real. Mas como isso não é verdade, e quase todo mundo já sabe disso, vamos ao que nos leva ao dia da Independência do Brasil: O desfile militar.



Todo ano, no dia 7 de setembro, acontece em diversas capitais do Brasil, o desfile militar – Aquele que em Brasília sempre um cavalo sai desgovernado. Em São Paulo ocorre no Sambódromo do Anhembi. Se você nunca foi, não precisa se preocupar em ir um dia. Convenhamos que um país que não é potência alguma em armas, exército, navios e aviões (muito menos em polícia) não tem muito do que se gabar num desfile desses. Esse ano as pessoas aplaudiram os carros policiais da década de SETENTA! A força armada brasileira se gaba por preservar relíquias! Os aviões não voaram por causa da garoa! Avião não voa com chuva? Tudo bem que não daria pra fazer o show com a fumaça colorida, mas avião voa com chuva ou sem chuva. Fato! A marinha levou um barco á vela! Isso é potência? Se ainda nós fossemos um país que se vangloriasse por batalhas e guerras vai lá, mas o Brasil teve uma guerra com o Paraguai e participações em Guerras Mundiais. Mais ainda, se tivesse ocorrido uma grande guerra pela Independência, assim como alguns países africanos tiveram para se libertar da metrópole; mas não ocorreu.



O Brasil, querendo ou não, é um país “pacífico”. Fazer um desfile militar é querer fazer uma imagem daquilo que não somos. Nós nem tínhamos exército pra expulsar a resistência portuguesa; recorremos á ajuda inglesa. As pessoas que vão assistir ao desfile militar de 7 de setembro é porque tem algum parente desfilando lá. Na minha humilde opinião, o Brasil deveria celebrar aquilo que conquistou depois da independência e não como a conquistou, de forma mentirosa. Em vez de desfiles militares, espalhe atrações pela cidade, faça algo que mostre a cultura nacional, que desperte prazer em ser brasileiro, porque francamente: vendo aquele desfile ninguém vai se achar O Máximo em ser do Brasil. Ah, e, por favor: ainda mais numa época de eleições como esta, a gente mais do que merecia uma injeção de ânimos.




Brasil é um país incrível, com uma diversidade cultural que não há em país algum, temos uma riqueza natural maravilhosa, somos uma nação imensa e optamos por celebrar uma coisa tão pequena aqui que é o poder militar. Hoje eu vi mais bandeiras do Corinthians nas janelas – pelo seu centenário - do que as do Brasil – pela sua independência de 188 anos.

Eu AMO meu país, mas amo muito mais o Brasil que poucos conhecem. Pesquisem, leiam, conheçam nosso povo, porque não aprendemos metade dele nas salas de aula.

Viva o Brasil!
Feliz dia da Independência!

Um comentário: