segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CONHEÇA A WEB 3.0

Depois da WEB 1.0, nos adequamos aos avanços e moldes da WEB 2.0. Uma Web baseada na convergência de mídias, na interação com conteúdos compartilhados e do BOOM de Gadgets, wikis e blogs. Só que a coisa está evoluindo muito rápido e está chegando a vez da WEB 3.0.
A chamada web semântica traz basicamente, como inovação, a apuração sofisticada das palavras e o contexto ao qual são empregadas. Através das palavras passaremos a interagir com as habituais Mídias Sociais (Blogs, vídeos, fotos), com as Redes Sociais (Facebook, Orkut, Myspace) e, agora, com os OUTROS. O que são os OUTROS? Simples: são grandes portais que prestam algum serviço. Por exemplo: Google, histórico de pesquisas, Foursquare, geolocalização, Amazon, conteúdo editável...

Por meio de TAGS (aquelas palavras que usamos para categorizar um conteúdo, como as que há ao final dos posts aqui no NEUROSIDADE) passaremos a definir com exata precisão o conteúdo. Com isso, por meio da interação com os OUTROS (os sites mencionados), nossas buscas, pesquisas e funções na Internet serão mais rápidas e certeiras, pois pela palavra digitada será traçado o objetivo de sua busca. Um exemplo: Pesquisamos no Google “Comida francesa”. Uma página irá nos dar diversos resultados de busca segundo a localidade que estamos, o preço que pretendemos gastar e o gosto.

Tudo ainda parece meio abstrato, afinal é difícil imaginar como poderá ser traçado tantas características e vontades nossas por uma palavra. Mas o futuro da WEB 3.0 já está traçado. Vamos nos preparar para a Inteligencia artificial, realidade virtual, ambientes 3D, Web como distribuidora única de rádio, TV e cinema e a implantação da Internet em objetos como a televisão. Quem disse que uma vida como a do Star Wars estava tão longe?

Um comentário:

  1. 2 comentários em 1

    1 (sério): "Eles" armazenam as informações baseadas em dados inputados voluntariamente bem como em pesquisas e compras anteriores. O problema não é a personalização mas a má utilização dos dados e sua segurança. Sou só um ignorante no assunto, mas creio que seja algo a se pensar

    2 (ñ se pode ser sério com tudo): Me arranja um sabre de luz??????????? =D

    ResponderExcluir