Ontem (28), foi a polêmica tomou conta do CQC ao apresentar quadro O Povo Quer Saber, com o deputado Jair Bolsonaro. O deputado mostrou-se, em sua fala, homofóbico e racista – principalmente após responder uma pergunta da cantora Preta Gil, que depois do programa declarou que vai processá-lo. Mas antes de tudo isso acontecer, quase ninguém sabia quem era ele.
Jair Bolsonaro |
Bolsonaro, 56, filiado do Partido Progressista, é um amante extremo da vida militar. Cursou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Academia Militar das Agulhas Negras e integrou a Brigada de Infantaria Pára-quedista. Estava entre os militares durante a ditadura militar, daí, talvez, seja o fato dele achar que o governo militar é a melhor opção para o Brasil. Parece brincadeira, mas Jair Bolsanaro, mesmo sendo um nacionalista de extremo conservadorismo, já está no seu sétimo mandato, incluindo esta última eleição.
Listo abaixo algumas das ideias que o deputado declara abertamente á público ser a favor, e fica a critério de você julgar se elas são sãs ou não:
- É a favor de torturas em caso de tráficos de droga e seqüestros
- Execução sumária em caso de crime premeditado
- É contra as cotas raciais
- É a favor de surras em crianças que tenham tendências homossexuais
- Não reconhece as uniões e eventos GLBT
Pode-se notar que o deputado Jair Bolsanaro vai contra todos os ideais que uma sociedade democrática visa conquistar com plena segurança. Ele acredita que o povo brasileiro deve ser guiado com régias curtas e rígidas, seguradas, é claro, pelos militares. Oprimir a liberdade, em todos os seus segmentos, e gerar um país com força militar para impor-se às outras nações. O deputado diz que isso nos daria “respeito”, seja lá o que isso significar para ele.
O governo militar é apoiado pelo deputado |
RESPOSTA Á PRETA GIL
No quadro do CQC, a cantora Preta Gil havia perguntado o que Jair faria se seu filho namorasse uma garota negra. Como resposta ele disse:
Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Não corro esse risco porque os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu.
Preta, revoltada com a resposta, declarou que irá abrir um processo contra ele, não só pela resposta preconceituosa, mas também pela comunidade GLBT, já que em outras respostas ele se demonstrou contrário á eles.
Em nota oficial em seu site Jair Bolsanaro diz que tudo não passou de mal entendido:
O próprio apresentador, Marcelo Tas, ao comentar a entrevista, manifestou-se no sentido de que eu não deveria ter entendido a pergunta, o que realmente aconteceu.
No entanto, faltou o deputado dizer O QUE FOI QUE ELE HAVIA ENTENDIDO!
Diante de tantos fatos e polêmicos e incrédulos, alguns que até omiti aqui – diga-se de passagem, vários insultos ao povo indígena brasileiro – resta-nos apenas apoiar o processo aberto contra o deputado Jair Bolsonaro e nas próximas eleições fazer o mesmo dever de casa, mas da maneira certa: votar conscientemente.