quarta-feira, 18 de agosto de 2010

AMANHÃ COMEÇA! SEGUUUUURA PEEEÃÃO!

Amanhã começa a 55ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. São 10 dias de show, comida e muito peão caindo do boi.



Minha família é barretense. Cresci vendo aquela cidade crescer com a festa. Hoje ela está muito diferente do que eu cheguei a ver quando tinha seis anos, até porque, segundo a revista Veja, só nesses dias, a cidade chega á movimentar 200 milhões de reais na região. Apesar de tudo, nunca fui ao evento, porque moro em São Paulo e é muito difícil deixar os compromissos de lado só para ver os peões comerem poeira na arena. Mesmo assim a festa mudou, e muito!

Antigamente ouvia-se moda de viola, artistas caipiras do errê puxado e dançava-se catira. Hoje tem Mariah Carrey, a escola de samba Unidos da Tijuca e Inimigos do HP. Ainda que a maioria das apresentações seja sertaneja, esse ano não haverá nenhum artista de raiz caipira como Sérgio Reis ou Chitãozinho e Xororó; tudo isso deu lugar ao sertanejo universitário. Menos mau. Prefiro isso ao domínio pleno do Axé numa festa de rodeio. Não estou criticando os gêneros (tanto que sou fã de Ivete), mas receio que a identidade de Barretos possa estar perdendo para uma obsessão de crescimento que só é atingindo se a festa ficar cada vez mais popular, no sentido de gosto musical.



De qualquer forma, um bom barretense, amanhã na abertura, cantará o hino da Festa do Peão de Boiadeiro (Vento Gelado) com uma idolatria que só quem já viu um barretense cantar entende:

Vento gelado batendo em meu rosto
Me diz que agosto florada do Ipê
Meu sertão diz que eu me esqueça
De todos os apertos que eu vá pra Barretos
Pra festa do peão
Eu sinto aquele abraço
Me aquecendo o coração
O abraço de Barretos
Faz do inverso outro verão
A festa não termina
Um segredo ela tem
A gente fica em festa
Até chegar o ano que vem

Não vou perder
Esse festão [BIS]
Eu vou embora pra festa do peão




ÔÔÔ CHÃO PRETO! SEGUUUUURA PEÃÃÃÃÃOOOO!

PS: Para conhecer melhor a festa veja esse vídeo, vale a pena: http://www.youtube.com/watch?v=SC1Z7t1HO-4

2 comentários:

  1. Achei o vídeo do hino que coloquei no post... é animado, não é um hino "normal".

    Vento Gelado:
    http://www.youtube.com/watch?v=Bc3WG0bmOiQ&feature=related

    ResponderExcluir
  2. Felipeeee q legal! venha p festa! manda bjs p papis e mamis e carol...saudades bjao Ana Paula diretamente do Barretao hehehe

    ResponderExcluir