quinta-feira, 5 de agosto de 2010

AS FACES DA 'CULTURA'


João Sayad, presidente da Fundação Padre Anchieta


Ontem publiquei aqui no NEUROSIDADE a ‘bomba’ a respeito das mudanças na TV Cultura, publicadas pelo jornalista Daniel Castro, envolvendo demissão em massa e venda dos prédios da emissora. Em resposta, como disse no post anterior, uma nota foi publicada no site da TV afirmando que eles iriam passar por uma “revitalização dos programas admirados", "modernização dos processos administrativos, bem como dos equipamentos” e que novos profissionais seriam contratados.

Hoje, na Folha.com, foi publicada uma matéria em que o presidente João Sayad explicou que tudo não passou de um boato aumentado. Primeiramente o projeto que pretende impulsionar, já fazia parte de um contrato de gestão, assinado assim que entrou no poder. A ideia não é reduzir a TV Cultura á uma coprodutora, mas voltá-la á produções independentes. Quanto ao boato da demissão de 80% dos funcionários, João Sayad disse que nada passará de uma “substituição de empregadores”.


A FACE NEGRA


Daniel Castro, jornalista do portal R7



Daniel Castro, hoje em seu blog no R7, continuou a divulgar as ações de João Sayad. O jornalista afirma que a TV Cultura excluiu todas as críticas que o jornalista Ernesto Rodrigues, ex-ombudsman da emissora, fazia em seu blog.
Além disso, o jornalista publicou os primeiros cortes na programação. Segundo ele, o presidente João Sayad em entrevista ao O Estado de São Paulo, anunciou o fim dos programas Login, Manos e Minas e Vitrine. Este último seria tirado do ar temporariamente para que fosse reformulado, no entanto, segundo Daniel Castro dentro da TV Cultura dizem que ele sairá para não voltar mais.
Referente a venda dos patrimônios da emissora, Daniel recorreu á um trecho da entrevista cedida por João, ao jornalista Jotabê Medeiros do O Estado de São Paulo:

"Isso é uma implicância minha. Eu acho que, numa reformulação, quando a TV for mais ágil e mais moderna, quando nos tornarmos compradores de conteúdo, pode perfeitamente prescindir de um espaço tão grande. Mas não tem nada certo. O terreno lá tem 30 mil metros quadrados de área, com uns 8 mil metros de área construída. Isso é um modelo da TV dos anos 60, que hoje pode ser menor e mais eficiente. Mas é um projeto a longo prazo".

Para fechar, Daniel Castro lembrou que há três dias o R7 está tentando entrevistar João Sayad, ms atéagra não obteve sucesso.


VAI SABER
Não sei se me deixo levar pelos outros ou se prefiro acreditar nas justificativas para não pensar no fim da TV Cultura. Seja lá o que for, gostaria que a verdadeira face da Cultura fosse exposta, afinal ela é patrimônio do estado de São Paulo e, sendo assim, todos nós deveríamos mostrar um fio de interesse que fosse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário