terça-feira, 17 de agosto de 2010

BIENAL DO LIVRO TRAZ 2,2 MILHÕES DE EXEMPLARES



Um dos maiores eventos literários do Brasil, sem dúvidas, é a Bienal do Livro. Editoras, livrarias, e sebos estão com seus estandes abertos desde o dia 12 de agosto no Pavilhão de Exposição do Anhembi, em São Paulo. A feira traz 2,2 milhões de livros, de 220.000 títulos, sendo que 4.200 são lançamentos, distribuídos em 60 mil m², que não parece muito quando os corredores entre os 350 estandes estão mais livres para andar.

Minha experiência
Hoje fui conferir a Bienal do Livro com uma missão: comprar o clássico machadiano A Cartomante. Andei, procurei, fui jogado de editora para editora e nada. Tudo bem que essa não é a obra mais famosa do Machado, mas estamos falando de uma mega feira literária. Se não há nela, onde há de haver, não é? Pois bem, acabei saindo com Quincas Borba, também do Machado de Assis, e um livrinho da coleção Grande Novelas, O Roque Santeiro.

O melhor
Os estandes são bem organizados e distribuídos, mas cheguei a supor que algo mais temático pudesse ser construído, pois penso que cada vez mais deve-se chamar a atenção das crianças, principalmente, para o prazer de se ler. Um estande bem construído tematicamente, certamente chamaria mais atenção. Em todo caso, eu também entendo a questão comercial, burocrática... Contudo, para mim, o melhor estande foi o “O Livro É Uma Viagem”, do Instituto Pró-Livro (foto abaixo). Dentro dele, as crianças vão passando por páginas de um livro, onde um personagem conta uma pequena história. Ao final do livro, elas saem em um espaço dedicado á uma gincana onde aprendem sobre os países que falam a língua portuguesa. Confesso que vontade não me faltou para entrar nesse estande, mas, além da fila estar imensa, era óbvio que eu pagaria o mico do ano, afinal era só para crianças.



A Bienal Internacional do Livro de São Paulo acaba domingo (22). Até lá, estima-se que mais de 700.000 pessoas e 180.000 estudantes visitem a Bienal. No site www.bienaldolivrosp.com.br você pode conferir a agenda e os debates que irão ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário