quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O FIM DA TV CULTURA?



A bomba que estourou na manhã dessa quarta-feira (4) veio do blog do jornalista Daniel Castro, colunista do R7. Em seu post foi relatada as novas ações do ex-secretário da cultura e atual presidente da TV Cultura, João Sayad.

Basicamente as medidas que serão tomadas resumem-se ao corte de 80% dos funcionários (de 1800 para 400) e a transformação de produtora de programas á coprodutora, isto é, irá apenas encomendá-los ou comprá-los de outros países internacional.


Não nego o choque. Apesar de muitos não serem fieis á programação da TV Cultura, penso que se existia uma possibilidade dos tempos ‘Castelo Rá Tim Bum’ voltarem, agora não há mais chance. Uma pena. Esta foi a única emissora que conseguiu direcionar uma programação infantil primando o aprendizado de forma lúdica. Há pouco tempo visitei as instalações condenadas á venda. Por todo o lado você vê imagens e objetos de cena de programas como Bambalalão, Cocoricó, Ilha Ra Tim Bum, X-Tudo, Rá Tim Bum, Glub-Glub e, claro, o próprio Castelo. Cheguei a me perguntar hoje, onde todos esses tesouros, da infância de milhões de brasileiros, irão parar.

A RESPOSTA
Em resposta ao reboliço, a TV Cultura divulgou através de seu twitter um comunicado em seu site.

Comunicado Oficial Fundação Padre Anchieta
04/08/2010 13h56m

Em face às recentes notícias publicadas sobre a TV Cultura, informamos que:

A TV Cultura é patrimônio querido dos paulistas e brasileiros, com um acervo de ótimos programas e vários artistas e jornalistas de sucesso que começaram aqui, mas que precisa se renovar. Perdeu audiência, qualidade e se tornou cara e ineficiente.

Esta é a proposta de renovação que a Administração levará ao Conselho da Fundação Padre Anchieta: a revitalização dos programas admirados, a modernização dos processos administrativos, bem como dos equipamentos, e contando com os talentos que a emissora possui e com a contratação de novos apresentadores e jornalistas.


O fim da emissora não é certo, mas seja lá o que for feito, resta-nos acreditar que um dia alguma emissora irá criar programas tão simploriamente bem elaborados do que os que a TV Cultura um dia chegou a fazer.







Nenhum comentário:

Postar um comentário