terça-feira, 12 de abril de 2011

O QUE VOCÊ NÃO DEVE ESPERAR DO FILME “RIO”

Samba, alegria, pássaros exóticos e o Rio de Janeiro como cenário. Sair de uma sessão do filme RIO com a sensação de estar mais feliz não é difícil. Mas se alguém pensa em ir assistí-lo a fim de procurar certas coisas, é bom saber logo que sua busca será em vão.

A história da arara Blu está popularizando o Rio de Janeiro no exterior
Impactante. O começo do filme é assim. Impactante e alegre; um resumo do povo brasileiro em forma de música (Favo de Mel ou Real in Rio), cores e sincronia de imagens. Encantador desde o primeiro minuto do filme. Se a regra é prender a atenção do público em três minutos, então o diretor brasileiro Carlos Saldanha foi além dos limites. Abaixo um vídeo que a própria produção do RIO divulgou, em inglês (no cinema há mais efeitos):


História simples que se torna monumental com os pontos turísticos, muito bem explorados nas cenas. Personagens construídos sobre traços da típica identidade brasileira: amizade, alegria e simplicidade. Ah, e se a alegria é o ingrediente que torna o Brasil um país único, então a mensagem do filme reflete isso: Há certas decisões na vida, e certos feitos, como voar, que devem ser deixados levar pelo coração, e não pela razão.

A lição é infantil, mas é, sobretudo, nobre e verdadeira. E é isto que faz com que os críticos impiedosos do Brasil venham a não gostar da animação.

Acreditem se quiser: há quem tenha comentado por aí que o filme não mostra a verdadeira realidade da cidade do Rio de Janeiro. Propostas são propostas e públicos são públicos. Temos o Tropa de Elite para quem quiser ver o lado triste da cidade. Para as crianças temos o filme RIO, com um cenário deslumbrante e amistoso. Por isso, não espere ver uma cidade com bandidos armados andando pelas ruas, favelas sujas com UPPs de vigia e praias sujas. Talvez esse ambiente nem seja o predominante no Rio de Janeiro. Em RIO até as comunidades do morro ganham uma imagem bonita.

Ainda assim, RIO aborda questões sérias, como a extinção de algumas espécies e o tráfico de animais, que ainda não haviam sido abordadas em filmes infantis. Claro, de forma leve e descontaída regada á humor e caricaturas.


TRILHA SONORA
A trilha sonora do filme, assinada por Sérgio Mendes, é um espetáculo á parte. Todas muito bem elaboradas e introduzidas nos momentos adequados, calcadas no samba, MPM e pop. O time escalado é de primeira categoria: Bebel Gilberto, Will. I.Am, Taio Cruz, Jaime Foxx e Carlinhos Brown. A atriz Anne Hathaway, que dá voz á Jad, na versão em inglês, disse em uma entrevista para o canal oficial do filme no YouTube, que o que mais lhe encantou foram as músicas compostas especialmente para o filme. Disse ainda que ouve o CD do filme no carro e espera poder ouvi-las um dia nas rádios, pois as músicas são completamente diferentes das que geralmente são usadas em animações. Aqui você pode acessar um canal do YouTube que disponibiliza as faixas do CD.

SURPRESA
Assisti á animação RIO na sexta e hoje (terça). Na sexta, estréia, sala cheia, como esperado. Na terça, às 15:10 da tarde pensava não encontrar muita gente, afinal é dia de semana. Pois estava bem enganado. Se não deixei de contar ninguém, eram 41 pessoas. Parece pouco, mas geralmente os números durante a semana são menores. E não eram só crianças acompanhadas de seus pais que estavam por lá. Vi muitos homens e mulheres indo sozinhos. Sinal que o filme está rompendo o paradigma de que animação é coisa para criança. Dia 15, sexta, RIO estréia nos Estados Unidos. Espero que bata todos os recordes que já conquistou.

2 comentários:

  1. Concordo com vc, o filme é lindo.De realidade por aqui já temos demais, todos os países têm problemas mas só nós fazemos questão de mostra-los, pq o Rio não pode ser maravilhoso nas telas de cinema do mundo? Os outros que morram de inveja rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  2. A verdade está nas telinhas todas as noites, está os jornais mostrando a violência o contrabando as mortes e as pessoas que não são dignas de chamar assim. Quem quiser ver desgraças e passar o lado negativo de um pais assista somente a televisão e não veja o filme, que aborta maneiras claras de como conviver em armonia, respeitar os animais, trabalhar em equipe, que o mal nunca vence, que temos esperanças e objetivos e que é possível um sonho torna-se realidade.

    ResponderExcluir