sábado, 9 de abril de 2011

PEÇA “PTERODÁTILOS” SURPREENDE PELO CENÁRIO E ATUAÇÃO DE MARCO NANINI

A peça Pterodátilos é uma agradável surpresa nos palcos paulistanos. Desde março a peça vêm sendo louvada com excelentes críticas e ela faz jus aos elogios. É impactante, trágica, engraçada e encantadora na atuação e no cenário.


Ao entrar nota-se um cenário extremamente simples. Pensei ser mais uma peça Cult que ninguém entende nada, mas paguei a língua. O simples cenário que tem uma grande aproximação com o público – não fica recuada, aproveitando a grande profundidade de palco que o Teatro FAAP oferece – e passa por mudanças ao desenrolar da trama.



 
O que começa desse jeito (acima), como mostra minha pitoresca foto tirada do celular, chega a esse estado:



 
A inclinação no tablado, no qual os atores contracenam, é um obstáculo a mais para a interpretação. Mas todos se superam, com exceção da atuação de Alamo Facó (Todd) que por diversas vezes exagerou na encenação e perdeu a fé do público. Em compensação Marco Nanini mostrou um talento nato. Dando vida para dois personagens completamente diferentes (Ema e Artur), ele sintetiza a peça; ele emociona, ele alegra, ele arranca aplausos. Um fã dele – como eu – sai da peça mais fã ainda.

Um susto, perto do final da peça, tomou o elenco e o público. Marco Nanini, ao entrar em cena pela parte mais elevada do tablado inclinado, escorregou entre dois buracos e bateu feio o joelho. O elenco se assustou, mas eles continuou o espetáculo sem interromper o diálogo. É como diz o ditado “O Show tem que continuar”.

A HISTÓRIA
Pterodátilos é uma comédia negra absurda sobre a extinção de uma família. Através dos arquétipos da família, Nick Silver mostra os limites aonde o ser humano consegue chegar, sua decadência cultural espiritual. Com humor ele mexe de maneira audaciosa com basicamente todas as disfunções familiares e com as convenções tradicionais, retratando as anomalias contemporâneas. (Um prato cheio para psicólogos).

Pterodátilos está em cartaz no Tetaro FAAP às sextas (21:30), sábados (21h) e domingos (18h). Os ingressos variam entre R$ 80,00 e R$60,00 reais.








Um comentário:

  1. Mariana Lima tambem esta excelente na peca!! Vale muito a pena assistir!!

    ResponderExcluir